Drenagem Linfática



 


Terapia Linfática Manual

 

Sistema Linfático

 

O sistema circulatório e formado pelas artérias, veias, vasos linfáticos e pelo coração. O coração funciona como uma “bomba”, o qual é responsável pelo envio de sangue para todo o corpo.

Neste sistema existem dois tipos de vasos, as artérias que transportam sangue para todo o organismo e as veias que servem para trazê-lo para o coração.

Nem todos os resíduos conseguem retornar pelas veias.  Desta forma um outro sistema que ajuda a transportar as macromoléculas é denominado sistema linfático. O sistema linfático não transporta sangue, mas sim os componentes do sangue denominado linfa.

 

Como é formada a linfa?

 

A linfa é formada pelos líquidos e substâncias (algumas proteínas) que saíram dos capilares arteriais e não conseguiram retornar pelas veias, somadas às substâncias produzidas pelas células e aos componentes que ficam no espaço existente entre as células (espaço intersticial).

Tudo o que foi produzido pelo organismo, como os produtos tóxicos de excreção das células, restos celulares, bactérias e outras substâncias que não conseguem retornar pelas veias, retornam pelo sistema linfático.

 

O que significa Terapia Linfática Manual ou Drenagem Linfática?

Drenagem é uma palavra de origem inglesa e significa evacuar um pântano de excesso de água.

Na terapia linfática manual as manobras são superficiais, lentas, e suaves, não necessitando comprimir os músculos.

A mobilização da linfa é realizada através de movimentos manuais lineares que respeitem a anatomia do sistema circulatório. É uma técnica sistematizada, cujos movimentos devem obedecer a uma sequência correta com sentido e estratégias bem definidas.

 

Objetivos da Drenagem Linfática:

 

- Aumento da atividade dos vasos linfáticos.

- Mobilização do líquido retido que provoca edema.